Como seria o grupo formado por Hapvida e NotreDame?

Analisamos os dados das operadoras de planos de saúde NotreDame e Hapvida, entenda qual seria o impacto da fusão na saúde suplementar

No início da tarde de hoje (08/01), o mercado de saúde suplementar foi surpreendido com a divulgação da possível fusão entre o Grupo NotreDame Intermédica e a Hapvida, fato confirmado no final da tarde em fato relevante divulgado por ambas as empresas (HAPV e GNDI)

A reação nas ações de ambas as companhias foi imediata. A Hapvida (HAPV3) subiu quase 25%, enquanto os papéis da NotreDame Intermédica (GNDI3) alcançaram alta de 30%, por volta das 14h do pregão desta sexta-feira (8).

A especulação de uma possível fusão entre as empresas já é pauta de discussão no mercado há algum tempo, contudo, contudo ela pode ocorrer antes do imaginado. A junção destas companhias irá criar um grupo com valor de mercado estimado em mais de R$ 100 bilhões de reais. Serão mais de 8 milhões de beneficiários, 17% do market share de beneficiários de assistência médica, 67 hospitais com 6 mil leitos e 277 centros clínicos, 175 laboratórios entre outras infraestruturas

Desde 2018, após a abertura de capital na bolsa, as empresas têm aumentando consideravelmente suas participações no mercado ao realizar diversas aquisições, incluindo a compra de operadoras verticalizadas, carteiras de beneficiários e infraestruturas assistenciais.

Para se ter uma ideia do crescimento destas operadoras, devemos fazer uma análise de seus números consolidados. Ao final do 2018 (4T), o Grupo Hapvida tinha uma carteira de 2,36 milhões de beneficiários de planos de saúde, enquanto a NotreDame Intermédica possuía 2,22 milhões de vidas. Passados praticamente dois anos, no consolidado de Novembro da ANS, a Hapvida já possuía cerca de 3,93 milhões de beneficiários de planos de saúde, enquanto a NotreDame Intermédica aumentou sua carteira para 4,13 milhões. Assim, nota-se um espantoso crescimento da carteira de ambas as operadoras: 66,5% no caso do Grupo Hapvida e 86,0% para a NotreDame Intermédica, números que se tornam ainda mais impressionantes se considerarmos que, neste mesmo período, o número total de beneficiários no Brasil apresentou crescimento de apenas 0,6%.

Vale ressaltar também a distribuição de beneficiários dessas duas operadoras, conforme ilustrado nos mapas a seguir. Enquanto o Grupo Hapvida possui forte share de mercado nas regiões Norte e Nordeste, a NotreDame Intermédica concentra suas operações principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Assim, do ponto de vista geográfico, as operadoras possuem distribuições de beneficiários complementares. Logo, uma possível fusão do Grupo Hapvida e da NotreDame Intermédica criaria uma operadora com presença marcante em todo território nacional. Essa distribuição geográfica complementar favoreceria a aprovação do CADE, conforme explicamos na publicação “Por que o CADE aprovaria a fusão entre Hapvida e NotreDame?”

Ademais, além da expansão da carteira de beneficiários e de crescimento de market share, as duas operadoras têm apresentado um aumento de suas receitas líquidas, caixa gerado nas operações (EBITDA) e lucros líquidos. Veja nos quadros seguintes:

A fusão dessas operadoras criaria um grande grupo não apenas em quantidade de beneficiários e market share, mas também uma empresa com grande geração de receitas, resultado operacional e lucro líquido. Somando os resultados de ambas as empresas teríamos uma receita líquida de 14,14 bilhões de reais, EBITDA de 2,991 bilhões e lucro líquido de 1,468 bilhões. Além da carteira de beneficiários e infraestrutura assistencial verticalizada, a empresa terá acesso a mais capital para a continuidade da sua expansão tornando-se uma ameaça ainda maior para outras operadoras de saúde no país.

Fontes:

  1. Dados de novembro da ANS;
  2. Somadas as fusões e aquisições divulgadas pelas empresas;
  3. Dado dos relatórios de mercado divulgados pelas companhias em seus RIs.

P.S. Texto produzido pelo analista Vitor Martins Oliveira com apoio do Gerente de Inteligência de Mercado José Luis Orsi e pelo consultor Eduardo Kfouri Forero.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin